domingo, 14 de outubro de 2007

VIDA DE UM ANTIFASCISTA


Hoje, aqui neste blog VIDAS, não podia deixar de falar na VIDA de um Português que irá ficar para sempre ligado á História recente deste País.
É a Vida de um grande nome da Música de Intervenção que foi proibido e perseguido em Portugal antes do 25 de Abril.
ADRIANO CORREIA DE OLIVEIRA
Adriano nasceu no Porto a 9 de Abril de 1942 e muito cedo mudou-se para a Vila de Avintes, para ir viver para uma quinta que se chamava " O Sítio Mais Bonito do Mundo" .
O seu começo no mundo das canções foi através do Fado de Coimbra. Com o aparecimento dos movimentos estudantis, Adriano sentiu necessidade de colaborar com esses movimentos. Então decidiu começar a fazer espectáculos por todo o País. Foram centenas e centenas de espectáculos, devidamente camuflados para que a censura existente na altura não se apercebesse. Foi então que começaram as proibições e as perseguições. Uma VIDA de lutas e sacrifícios que juntamente com outros militantes antifascistas contribuiu para que mais tarde fosse possível fazer a Revolução do 25 de Abril de 1974.
Adriano Correia de Oliveira, recordado pelos amigos como o "calmeirão do Norte" que vendia saúde e sempre com umas rosetas na cara, bom amigo, tímido e pai babado viria a falecer nos braços de sua mãe, a 15 de Outubro de 1982.
Amanhã dia 15 de Outubro faz 25 anos que morreu Adriano Correia de Oliveira.
Para tributo ao cantor proibido e perseguido, vai ser lançado um CD com temas de Adriano interpretados por vozes bem conhecidas (ver blog pedro-pampulim.blogspot.com).
São VIDAS como esta, que deveriam servir de exemplo aos jovens de hoje, para que também eles possam contribuir para que Portugal não volte a ser uma vez mais aquele País cinzento que foi até ao 25 de Abril de 1974.
Obrigado Adriano

Pedro Pampulim

Sem comentários: